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Aqui você vai encontrar dicas e sugestões como:

- Como elaborar um Currículo
- Como NÃO elaborar um Currículo
- Carta de apresentação (qual a função, como confeccionar,etc.)
- Vantagens do treinamento dentro das organizações
- Qualidade de vida no trabalho
- Comportamento do profissional no ambiente de trabalho
- Mercado de trabalho nos dias de hoje

e muito mais...

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Qualidade de vida no ambiente de trabalho.


A qualidade de vida no trabalho é um dos desafios do ambiente atual das organizações. As organizações precisam estar atentas à qualidade de vida das pessoas que dela fazem parte, pois isto reflete diretamente nos resultados da empresa. Alguns fatores sofrem influência direta na satisfação e qualidade de vida no trabalho, dentre estes destacam-se:
• Significado da tarefa, dar importância ao trabalho desempenhado pelo individuo na organização e suas conseqüências.
• Feedback, a resposta por parte dos superiores é vital para o aperfeiçoamento constante dos trabalhadores.
• Autonomia, pois a partir do momento que a pessoa tem autonomia para tomada de decisões, ela passa a se sentir peça importante dentro da organização.
• Igualdade de oportunidade, desenvolver políticas claras de crescimento profissional, conforme o cargo desempenhado.
• Compensação justa e adequada, pagar salário compatível com a função.
• Integração social na organização, tratar a pessoa de forma igualitária sem distinção de raça, credo e cor.
• O trabalho e o espaço total de vida.
Diante disto, verifica-se a importância de haver uma mudança na forma de pensamento dos administradores, e o ditado “prevenir é melhor que remediar” também se aplica às organizações na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. Quanto maior o investimento em qualidade de vida maior será o retorno em termos de produtividade, qualidade e financeiramente para a organização.

A importância do comportamento proativo.

Características das pessoas bem sucedidas

Alguns aspectos podem contribuir para uma pessoa bem sucedida ficar realizada, seguem alguns deles: trabalhar duro para alcançar o sucesso, honestidade sempre, perseverança, saber lidar com pessoas é um fato importantíssimo, gostar de aprender, inovação, buscar novos conhecimentos, cumprir suas metas e solucionar problemas.
MARIA PALLARÉS (2008) indica alguns estudos onde o comportamento proativo dentro do ambiente de trabalho é um ponto focal, onde enfatiza bem o que as grandes organizações esperam dos seus colaboradores e deixa claro que os colaboradores são a chave e donos do seu próprio destino e de sua carreira e seguindo está linhas de raciocínio vão caminhar para o sucesso e obter resultados para nós e para empresa que atuamos.

 Dez erros de postura e comportamento que podem prejudicá-lo no trabalho

VIVIANE MACEDO (2010) mostra alguns erros que podem prejudicar o profissional no trabalho, a nossa imagem tem muita relação com a nossa postura, atitudes e maneira que nos comportamos.
1.       Não conseguir controlar as emoções é um item que deixa em alerta, o profissional que não consegue assimilar criticas é considerado incapaz de assumir responsabilidades e lidar com pessoas.
2.       Fazer fofocas das pessoas e falar mal da empresa é muito ruim, as empresas não querem este tipo de profissional no quadro de colaboradores.
3.       O cumprimento de prazos para executar atividades é outro ponto de atenção, somente assuma o que realmente consegue realizar.
4.       Atrasos, faltos demonstram o não comprometimento com a empresa. Seja pontual.
5.       A vestimenta é um item importante é preciso estar de acordo com as praticas e cultura da empresa.
6.       A escrita em documentos, e-mails, quadro de recados, intranet entre outros requer muita atenção e dedicação.
7.       Não saber ouvir pode prejudicar e muito em seu trabalho, isto é uma virtude, é necessário praticar.
8.       Cuidado com as ferramentas e estrutura da empresa demonstra responsabilidade.
9.       Seguir normas, procedimentos e se adaptar com o ambiente é muito bom, antes de questionar é preciso saber o por que?
10.   Sempre buscar informações e crescimento é um dos pontos mais importantes, aqueles que não demonstram a capacidade e a vontade de progredir são descartados.
No nosso cotidiano algumas acabam passando despercebidas, devido à falta de atenção e a correria e podemos repeti-los a toda hora e isto pode nos prejudicar e muito e por este motivo precisamos ficar atentos as nossas ações e refletirmos.

Atitudes que fazem a diferença.


Segundo GUSTAVO G. BOOG (2000), hoje em dia é fundamental conhecermos a nós mesmos, o nosso potencial e os nossos pontos a desenvolver, pois é partindo deste principio que vamos conseguir fazer a diferença dentro da empresa e no mercado de trabalho e isto é um ponto onde as empresas atuais buscam em seus futuros potenciais, precisamos ter está consciência e vamos nos sentir muito bem em ter está atitude ficaremos bem mais felizes e realizados, lógico que não será fácil, mais precisamos praticar ajudando os nossos colegas em alguma dificuldade, estar de bem com a vida, traçando metas e objetivos entre outras atitudes que faz cada dia crescermos e seguirmos em frente.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
Para ANDERSON HERNANDES BATISTA (2004), atualmente as empresas estão buscando profissionais capazes em absorver o assunto “mudança”, pois é o que ocorre cada vez mais nas organizações, devido à exigência e velocidade do mercado atual e a tecnologia que cada vez está invadindo os nossos lares, com isto está investindo em profissionais que assimilam algumas habilidades como ser adaptável a mudanças a toda hora, a competência de realizações de algo diferente, o espírito de empreendedor tendo a visão holística do todo, equilíbrio emocional preparação para superar os obstáculos, o marketing pessoal é o que transmitimos através de nossa imagem e atitudes perante as situações do dia a dia.
E temos alguns pontos que precisamos ficar atentos e evitar nas organizações, seguem alguns deles: o profissional que fala demais acaba incomodando e entra na onda da fofoca, o que fala mal dos outros acaba caindo em descrédito, o mal-humorado que nunca está feliz com nada e só reclama o que não escuta e não respeita a opinião de ninguém, o egoísta que acredita que fica competindo a todo o momento, o que brinca demais é muito ruim, temos que nos descontrair às vezes mais tem a hora certa, os inflexíveis não conseguem trabalhar em equipe é muito difícil a convivência com as pessoas, a higiene pessoal também é um fator que temos que ficar bem atentos, ou seja, precisamos sempre aprimorar nossos conhecimentos e atitudes para sermos bons colaboradores.

Panorama do Mercado de Trabalho Atual.

Estudar, fazer um curso superior, pegar o diploma, arrumar um bom emprego, trabalhar por algumas décadas, se aposentar e curtir a vida. Esqueça tudo isso, este era o cenário para o trabalhador de antigamente. Muitas coisas mudaram e continuam em contínua evolução.
O diploma de um curso superior já foi garantia de emprego, até meados da década de 70; hoje não é mais. Pensar que após o término da faculdade você está "livre" do estudo é simplesmente decretar a morte da sua carreira profissional. Hoje precisamos estar sempre estudando, sempre nos atualizando. Estamos vivendo a "era da informação, da velocidade e da orientação para resultados". Muitas vezes, ficamos atônitos com a rapidez com que as mudanças acontecem. Já não basta mais sermos especialistas em uma única área: Engenharia, Administração, Economia, Direito, etc. Precisamos "entender do negócio", isto é, conhecer todos os aspectos relacionados com o ramo da empresa onde trabalhamos, senão como poderemos aplicar nossos conhecimentos em benefício da empresa, ou em outras palavras: gerar resultados.
Muitos consultores e autores bem-sucedidos de livros de negócios e carreira dizem que estamos vivendo a era dos multi-especialistas. Precisamos entender de muitos assuntos: administração, finanças, informática, outros idiomas, pessoas (esta talvez seja a aptidão mais importante e mais difícil), trabalho em equipe, etc. Eles estão certos. Precisamos entender de muitos assuntos e a única maneira de dominá-los é através do estudo e aprendizado contínuos. Nesta coluna vou falar sobre os conhecimentos/áreas que todo o profissional deve dominar, independente da sua profissão. Em uma das próximas colunas falarei sobre os aspectos humanos que fazem com que um profissional possa se destacar.
Começando pelo óbvio:
Nem tudo mudou. É evidente que você precisa ter ótimos conhecimentos na sua área de atuação, ou você teria coragem de se submeter a uma cirurgia com alguém que não é formado em medicina? É claro que não. Um ponto importante é que não basta conhecer o básico, para se destacar e ser um profissional requisitado pelo mercado, você precisa dominar os conhecimentos da sua área de atuação e para isso só existe um caminho: Qual? É lógico que é o estudo e a atualização constantes. Não existe mágica. Você quer ser um profissional excelente, quer se destacar quer sempre estar empregado (alguns autores chamam de "Empregabilidade") Então não tem jeito: muito estudo e, principalmente, colocar em prática o que você estudou.
O mercado está muito seletivo, não existe mais lugar para enganadores. De nada adianta você ter ótimos conhecimentos se não for capaz de traduzi-los em resultados para a empresa. Lembre-se: você não é pago para ficar oito horas na empresa, você é pago para gerar resultados. Sem resultados = sem emprego.
Outros conhecimentos/habilidades importantes:
Existem conhecimentos que são fundamentais, independente da área em que você atue. Conhecimentos de informática, tais como: saber utilizar um bom redator de textos (normalmente o Microsoft Word), saber utilizar uma boa planilha eletrônica (normalmente o Microsoft Excel) e, principalmente, saber utilizar os recursos disponibilizados pela Internet. O conhecimento de idiomas também é muito importante. O inglês ainda é o mais importante, seguido de perto, para nós brasileiros, pelo Espanhol. Pode ser que, para a sua profissão/cargo atuais, não seja obrigatório o conhecimento de idiomas mas, com certeza, o domínio de um ou mais idiomas estrangeiros será um diferencial importante. Se você ainda não domina os fundamentos da informática e, pelo menos, o idioma Inglês, já está mais do que na hora de começar, nada de ficar "procrastinando", ou seja: "de ficar deixando para depois, "empurrando com a barriga". Nem pense em deixar para depois.
          Habilidades na comunicação, quer seja para escrever, falar ou fazer apresentações, são fundamentais. Independente da função, o profissional atual deve dominar as técnicas de redação, o que inclui um bom vocabulário e um bom conhecimento da nossa Gramática. Desde a elaboração de relatórios, projetos e memorandos, até na comunicação via e-mail, o domínio das técnicas de redação é um diferencial importante, que pode ajudar você na busca por melhores posições dentro da empresa. Claro que muitas vezes a verdadeira "aversão" que muitas pessoas tem pela redação, pode ter origem na maneira como esta disciplina é ensinada na escola. mas este é assunto para uma outra coluna, onde falaremos sobre problemas/soluções para o modelo de educação atual. Além de saber por as idéias no papel é importante que você saiba apresentá-las para os seus colegas e superiores. A capacidade de fazer boas apresentações é muito importante. O profissional que domina as técnicas para uma boa apresentação vê muitas portas se abrirem.
Trabalho em equipe e delegação de tarefas: Você é admitido na empresa e é mais do que normal que como primeira função, seja alocado para realizar algumas tarefas operacionais. Mas como todo mundo, você quer evoluir, crescer, ser promovido. É natural que venha a ocupar, com o passar do tempo, um cargo de gerência. Quem sabe um dia chegue a diretor, depois vice-presidente e, por que não, presidente. Não importa o cargo que você ocupa, é fundamental que saiba trabalhar em equipe, em outras palavras: "colaboração e cooperação". Isso não significa que não deva existir competição, porém em doses saudáveis. Mas o fato é que somente o trabalho em equipe é capaz de obter os resultados exigidos atualmente. Pela milionésima vez vou citar o exemplo do time de futebol formado por onze craques, porém sem espírito de equipe, onde cada um quer aparecer mais do que o outro. Com certeza este time será derrotado por uma equipe formada por onze jogadores medianos, porém com forte espírito de equipe, onde todos colaboram na busca de um objetivo comum. Na medida em que você vai ocupando cargos com
Características mais gerenciais do que operacionais a delegação de tarefas torna-se um instrumento indispensável. Se você chefia uma equipe é fundamental que confie nela. Com isso é possível delegar tarefas e manter um nível de acompanhamento racional; pois de nada adianta delegar uma tarefa e depois acompanhar, passo-a-passo a execução.


Recolocação no Mercado de Trabalho.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo para pessoas que buscam a recolocação profissional na medida em que seu formato abrange cada vez mais exigências a respeito dos perfis e vagas a serem preenchidas por estas pessoas, então chamadas de "candidatos". Neste cenário, emerge mais uma possibilidade de atuação para psicólogos e profissionais de RH, a exemplo de fornecer a este mercado de mão-de-obra disponível, orientações sobre elaboração de currículo, conduta em processo seletivo e recolocação profissional. Esta coluna objetivou aos olhos da Análise do Comportamento, uma das diferentes vertentes teóricas da psicologia, fornecer algumas orientações comportamentais que visem acelerar, ajudar e orientar candidatos quanto a busca por oportunidades de trabalho.

Palavras Chaves: Análise do Comportamento, Recolocação Profissional, Orientação Profissional

Todo comportamento, de acordo com a Análise do Comportamento Humano e a filosofia do Behaviorismo Radical de B.F. Skinner é selecionado por sua conseqüência e é fruto da relação entre sujeito - ambiente. Por tanto, nesta linha de raciocínio podemos afirmar que o (s) comportamento (s) de se recolocar no mercado de trabalho é selecionado por suas conseqüências, na medida em que empregados, acabamos por ter acesso a diversos reforçadores positivos e generalizados como dinheiro, atenção, status profissional e social, dentre outros estímulos reforçadores conseqüentes ao exercício de um cargo ou função no ambiente organizacional, além de ser paralelamente, fruto de uma relação (sujeito - ambiente), na medida em que a recolocação depende das ações do sujeito ( Ter um bom currículo, ter feito cursos, sair a procura de emprego, confeccionar um currículo, etc.) e do ambiente (Empresa ter acesso ao perfil do candidato, investir em fontes de recrutamento, entrevistar o candidato, oferecer uma vaga atrativa, etc).

As Organizações vêem se posicionando firmemente quanto as suas necessidades. Basta passarmos na porta de uma agência de empregos que logo daremos de cara com as exigências: A) Segundo grau completo à pós - graduação cursando; B) Informática usuário à avançado; C) Experiência acima de 1 ano na função; D) Resida próximo; E) Conhecimentos específicos; F) Idiomas; G) Etc. Mas em nenhum momento, ou raramente, estamos presenciando que estas Organizações investem em algum movimento para orientar, conscientizar, informar ou preparar este mercado de mão-de-obra.

Não há um modelo certo, o importante é que seja objetivo completo e coerente com a função que você vai pleitear. Se você tem experiência na área administrativa e na área de vendas, é aconselhável que possua 2 perfis de currículo: 1 para vendas e 1 para área administrativa.

A recolocação profissional em suma, pode ocorrer por diversas relações sujeito - ambiente:

- Indicação
- Organização
- Agências de emprego
- Sites de empresas
- Empresas de recolocação
- Organizações sem fins lucrativos
- Cooperativas
- Trabalho Informal
- Agente de Integração
- Núcleo de Estágios da escola / Universidade
Etc.

Com este levantamento, a primeira coisa a se fazer (considerando que o seu currículo já está de acordo com o seu perfil profissional) é verificar em qual (is) desta (s) situação (ões) você se enquadra. Se busca um emprego efetivo, indico o cadastro em sites de agências, sites de empresas (no link "trabalhe conosco"), envio de currículo a agências, se conhece algum contato na empresa que pode levar seu currículo ao RH, e assim por diante. Se você procura um estágio, indico os agentes de integração, a procurar os núcleos de estágios da sua escola ou universidade, e até mesmo os seus professores. Geralmente, bons alunos são convidados por alguns professores para serem estagiários, ou ainda, são facilmente indicado para vagas em empresas de conhecidos.

Em minhas dinâmicas de grupo, costumo finalizar ao candidatos não aprovados que mantenham sempre o currículo cadastrado e atualizado nos sites de agências de emprego e empresas, pois tratando-se de probabilidade, este comportamento aumenta as chances do candidato participar de processos seletivos. Já o currículo quando está em nossa casa, em nossa gaveta, ou ainda nem foi impresso, diminui a probabilidade de participarmos da fase de recrutamento das empresas e consequentemente dos processos seletivos. Atualizá-los e cadastrá-los em um maior número possível de empresas é o 2º passo para alavancar a sua recolocação.

Em um 3º momento, é ficar sensível a nossa postura em fases de entrevistas e dinâmicas. Toda profissão tem o seu mau profissional. Em RH não é diferente, ainda temos na área de Recrutamento e Seleção profissionais que deveriam ser reciclados e atualizados, porém, o que eu chamo de ficar "sensível" a nossa postura em entrevistas e dinâmicas é que o fato de uma elevada freqüência de reprovações pode dar dicas de que alguma coisa que estamos fazendo não está legal. Todo mundo que já foi em uma entrevista de emprego ouviu a frase: "A Gente te liga". Quando você não receber esta ligação, entre em contato com a empresa, não com o objetivo de dar uma bronca pela não ligação, mas sim para obter a título de desenvolvimento, o seu feedback. Precisa estar em dia com o check lista: A) Aparência; B) higiene pessoal; C) Apresentação e comunicação; D) Postura; E) Etc.

Em um 4º momento, vou precisar indicar a leitura do livro “metacompetência” de Eugênio Mussak, onde em determinada parte do livro, o autor nos repassa a importância de estarmos sempre distantes de sermos profissionais acomodados e buscar um desenvolvimento pessoal e profissional constante. Esta 4º etapa visa mantê-lo atualizado as tendências do mercado. Hoje, você pode ser um bom profissional e ter um bom currículo, amanhã ou daqui a alguns anos, pode ser que você precise de reciclagem e atualizações.

Finalizando, não há um mapa ou bula mágica que garanta a sua recolocação, o que há são orientações de condutas que aumentem a probabilidade futura da sua recolocação. Quanto mais respostas emitir, mais conseqüências você gerará. Estas conseqüências certamente retroagirão de alguma maneira em seu repertório comportamental.

Como se comportar em uma entrevista de emprego?


Alguns comportamentos são muito valorizados pelos selecionadores, sendo interessante apresentá-los durante a entrevista de emprego.
Destacamos abaixo algumas dicas para sair-se bem nas entrevistas:
  • Chegue sempre no horário marcado, sabendo com quem vai falar.
  • Esteja com a aparência impecável. Use roupas clássicas e discretas. O mais indicado é informar-se sobre o traje comum usado pelos funcionários. Mãos e cabelos também devem estar bem cuidados.
  • Além de estar apto a esclarecer pontos de sua vida profissional, o candidato tem de mostrar que está bem informado sobre assuntos relacionados com a empresa que quer trabalhar. Dessa forma, mostra interesse pelo cargo e pode diferenciar-se dos demais candidatos.
  • Esteja preparado para responder sobre sua pretensão salarial, a sua disponibilidade para viagens e limitações de horário.
  • Não se limite a enumerar cargos que ocupou em empregos anteriores. Procure mostrar também as contribuições que você trouxe à empresa e o que aprendeu.
  • Não fale mal de antigos chefes e empresas.
  • Evite assuntos polêmicos como política, futebol e religião.
  • Não fume durante a entrevista.
  • Desligue o celular.
 

Para saber qual o tipo de roupa mais adequada para usar durante o processo seletivo em determinada empresa, a melhor maneira é informar-se sobre o traje comum usado pelos funcionários.
Se você não tiver idéia, escolha peças discretas e de cores neutras e fuja da calça jeans ou tênis, informais demais para a ocasião.
Para as mulheres: Caso a entrevista seja realizada em ambiente fabril, não é aconselhável o uso de saia ou vestido. Um conjunto de calça e camisa ou blazer ficam mais adequados. Use maquiagem leve e sapatos. Se seus cabelos forem longos, é indicado prendê-los, para evitar que você fique passando a mão no cabelo durante a entrevista.
Para os homens: Uma pesquisa realizada pela Catho Online mostrou que o terno preto e azul marinho são os preferidos, tanto por homens como por mulheres. Caso não possua um terno de uma dessas cores, escolha uma outra cor que seja sóbria, como o cinza, por exemplo. Os sapatos e as meias devem ser pretos e a gravata não deve ser esquecida.

Carta de Apresentação.


Conheça mais sobre a carta de apresentação

Se você considera não ser preciso muito esforço para redigir uma carta de apresentação, ou se você acha que não vale a pena redigir uma boa carta porque ninguém a lê, está enganado. Muitos recrutadores vêem as cartas de apresentação como reveladoras de traços importantes, tais como:
  • A sua forma de escrita;
  • O seu nível de profissionalismo;
  • Alguns traços indicadores da sua personalidade;
  • As suas orientações e objetivos de carreira.
Para que passe a melhor ideia sobre si mesmo, é necessário, antes de mais nada, saber o que são cartas de apresentação, para que servem e como fazê-las.
Cartas de apresentação são cartas personalizadas que acompanham o envio de um currículo  e apresentam uma candidatura, com o objetivo de conseguir um emprego na empresa contatada. Funcionam como uma introdução à ação que está para vir e por isso devem evidenciar alguns aspectos mais relevantes da sua experiência e da sua forma de ser. As cartas de apresentação servem também para demonstrar como organiza os seus pensamentos e se o sabe fazer de forma clara e apropriada; noutras palavras, reflete a sua capacidade de comunicação e, por sua vez, alguns traços da sua personalidade.
O importante é distinguir as Cartas de Apresentação simples, das Cartas de Candidatura Espontânea.
As primeiras servem para apresentar candidaturas a anúncios de emprego ou a quaisquer recrutamentos que estejam em aberto. São cartas simples, de cortesia, apenas para enunciar o cargo a que se candidata e os motivos da candidatura. Destinam-se apenas a acompanhar currículos, desempenhando um papel de muito menos importância em relação a este, que é o que realmente vai prender a atenção do selecionador. As cartas de candidatura espontânea são mais elaboradas, pois constituem uma forma de comunicação com potenciais empregadores e como tal devem ser encaradas com a máxima atenção. É através delas que os empregadores tiram as primeiras impressões, as quais são sempre muito importantes, contando que delas depende a passagem à fase seguinte.
Tendo em conta que os objetivos e formas dos dois tipos de cartas são diferentes, embora obedeçam a alguns princípios comuns, deve haver um cuidado especial na sua elaboração.

10 dicas para fazer uma carta de apresentação
Você está à procura de emprego e de repente descobre que, justamente aquele anúncio pelo qual se interessou pede que seja enviada uma carta de apresentação junto com o currículo. E agora, o que fazer?
Redigir uma carta de apresentação é mais fácil do que aparenta. É só seguir algumas regras básicas para não se perder no meio do caminho:
1. A carta de apresentação serve, principalmente, para currículos enviados pelo correio, quando há necessidade de informar a pretensão salarial. Cabe também para apresentar o profissional - no caso de uma indicação, por exemplo.
2. Coloque sempre o nome e o cargo da pessoa - ou o departamento - para quem você vai enviar a carta.
3. Ao contrário do currículo, que não deve ser assinado, na carta deve ter sua assinatura no final.
4. A primeira impressão sempre é a que fica. Portanto, tenha atenção redobrada para o vocabulário e o tom que você vai adotar no texto.
5. Não esqueça de colocar o nome da empresa (tenha certeza de que ele está correto). Isso mostra que você sabe com quem está falando.
6. Redija a carta colocando características profissionais e pessoais que façam com que o leitor o considere para a posição pretendida.
7. Não mencione aspectos negativos ou que não tenham relação com o cargo.
8. Antes de enviar a carta, leia-a diversas vezes para evitar erros gramaticais e certifique-se de que as informações foram colocadas em uma ordem lógica.
9. A carta não pode passar de uma página e deve ser redigida em A4 ou papel-carta de boa qualidade.
10. O papel deve ser branco ou de cor suave. Não use papéis muito chamativos, pois eles destroem a sobriedade da carta.

Como NÃO montar um currículo.

10 Dicas de como NÃO montar um Curriculum Vitae

Ao enviar seu curriculum vitae para concorrer a uma vaga de emprego, você deve ter
em mente o seguinte: as pessoas que trabalham com seleção NÃO TÊM TEMPO A
PERDER. Em um processo seletivo esses profissionais recebem centenas, até mesmo
milhares de currículuns.
A primeira fase deste processo é a triagem. Nela, os selecionadores têm pouco tempo
para, dada uma pilha de curriculuns impressos ou ainda em formato digital, decidirem
quais deles devem ser selecionados para a próxima fase e quais vão diretamente para o
lixo. Se você não quer que sua chance de conquistar o emprego termine logo nesta
etapa, siga TODAS as dicas abaixo evitando diversos erros comuns:

1. Número de conta bancária, título de eleitor, MSN, identidade ficam de FORA.
Preencha o curriculum vitae apenas com informações ESSENCIAIS. Lembre-se: os selecionadores NÃO TÊM TEMPO A PERDER.

2. Não importa se você é lindo(a). FOTO apenas se solicitado. Ainda que você se pareça com o Reynaldo Gianecchini ou com a Gisele Bundchen, não coloque sua foto em seu CV - isto é completamente desnecessário. As xceções a esta regra são curriculuns de candidatos a vagas de modelo ou cuja beleza física esteja diretamente associada a atividade a ser exercida.

3. Novela mexicana somente na televisão embora sua história de vida ou situação atual possam ser de grande interesse para um seriado televisivo, você deve chamar a atenção do selecionador por suas capacidades profissionais. Evite escrever no curriculum vitae coisas do tipo "Por favor, preciso desse
emprego para sustentar meus 13 filhos doentes" ou ainda "Tenho muita vontade de trabalhar nessa empresa, até de graça".

4. Papel somente branco - rosa, vermelho, azul, verde e de outras cores NUNCA Infelizmente algumas pessoas acreditam que devem chamar a atenção pelo excesso. Enviar seu curriculum vitae impresso em papel de cores "espalhafatosas" é certeza de chamar a atenção... dentre os inúmeros currículos amassados e arremessados na lata de lixo.

5. Evite fonte rebuscadas nada de utilizar fontes como Comic Sans ou outras do gênero para chamar a atenção. Utilizar fonte Times New Roman também não é aconselhável, desde que é uma fonte comum e sem destaque. Boas escolhas são Verdana, Georgia ou Arial, fontes elegantes e formais.

6. Não minta JAMAIS. Já vi candidatos passarem por situações constrangedoras ao serem pré-selecionados e, durante a entrevista, serem pegos em suas mentiras. Um exemplo clássico é o relacionado a idiomas. O sujeito diz ter nível fluente de inglês e, no meio da entrevista, o selecionador, sem qualquer introdução, começa a falar nesta língua. O candidato baixa
a cabeça e pronuncia alguma desculpa qualquer. Resultado: MAIS UM ELIMINADO.

7. "Menas", "seje", "emcima" - POR FAVOR, NÃOOOOOOOOOOOOO!!!
Sempre é válido frisar: muito cuidado com o português. Após redigir seu curriculum no computador, utilize o corretor ortográfico do seu editor. Leia e releia seu texto. Peça sempre algum conhecido de confiança para revisar seu documento antes de enviá-lo para as empresas.

8. Ninguém quer saber se você é um excelente atacante de futebol do clube do
seu bairro nem que fez um curso sobre como preparar comida chinesa no inverno passado. A não ser que você esteja concorrendo a uma vaga de jogador de futebol ou a um restaurante essa regra é extremamente válida. Muitas pessoas costumam colocar uma série de baboseiras ao final de seu curriculum vitae para preencher espaço. Evite ao máximo utilizar este recurso para não passar a mensagem de alguém com pouca qualificação para a vaga em si.

9. Nada de correções utilizando caneta. A apresentação do curriculum é tão importante quanto seu conteúdo. Caso encontre algum erro, nunca utilize corretivo ou escreva de caneta esferográfica no mesmo. Imprima uma nova cópia.

10. Não utilize XEROX. Imprima seu curriculum sempre em formato A4, utilizando uma impressora e papéis de boa qualidade (gramatura 90g/m2). Não utilize XEROX.

Como elaborar um currículo perfeito.

O currículo é o documento em que se reúnem alguns dados, como por exemplo: características pessoais, formação, experiência profissional, objetivo entre outras informações importantes.
Como fazer um currículo? Esta é uma dúvida comum, principalmente para profissionais que estão buscando o seu primeiro emprego, os cuidados são essenciais para ter o primeiro contato com a empresa tão sonhada.
É importante conter organização nas informações, ser limpo sem muitos negritos, letras gigantes, dados pessoais é obrigatório estar na primeira folha, formação profissional em destaque mostra conhecimento, cursos em gerais importantes pode mencionar, vivência no exterior também pode atrair os recrutadores. Evite colocar características subjetivas tais como: sou uma pessoa dinâmica e proativa, o selecionador pode avaliar isto pessoalmente na entrevista.
Entregue sempre em folha em branco limpa e mais simples possível no máximo duas folhas para níveis até a gestão e níveis de diretoria até no máximo três folhas, não coloque muitas informações isto pode prejudicá-lo, os selecionadores recebem muitos currículos e disponibilizam de pouco tempo para avaliá-los.
É indicado colocar os 10 últimos anos de experiência profissional. Com esse período, o selecionador terá uma idéia do desenvolvimento desse profissional.
O mais indicado é enviar fotos se for solicitado.
Quando tem interesse em atuar em uma empresa e no momento não está com oportunidades para sua área de interesse é aconselhável enviar uma carta de apresentação, vamos abordar um pouco mais sobre este tema também.
Evite enviar os currículos aos cargos de presidência.
Criar um bom currículo profissional e mantê-lo atualizado é uma atividade que ajuda a visualizar a sua evolução profissional, sua progressão, isto pode trazer diferenças em uma pré-seleção.
Ao contrário que muitas pessoas podem pensar, não significa que um currículo bem caprichado pode levar a uma entrevista pessoal, é necessário ter uma boa formação, trabalhos concretos, realizações profissionais, isto será o diferencial.

Dez passos para montar um currículo nota 10

Temos abaixo alguns passos de como elaborar um bom currículo.
1. Comece com os dados pessoais
As primeiras informações do seu currículo: seu nome, endereço, telefone, celular, e-mail, nacionalidade, idade, estado civil e número de filhos. Há quem diga que os três últimos devem ir por último. Faça como quiser, mas o importante é não colocar mais nada, além disso, ou seja, RG, CPF, atestado de reservista, carteira profissional e título de eleitor não é mais utilizado.
2. Deixe claro seus objetivos
É muito importante este item, deixar claro os seus objetivos e cargos que almeja, caso seja marinheiro de primeira viajem coloque o rumo que pretende seguir. Cuidado não envie o seu cv para qualquer empresa.
3. Capa cor-de-rosa não ajuda
Entregue o seu currículo limpo em folhas brancas e grampeado. Utilize fontes tradicionais, evite usar o itálico.
4. Currículo sim, biografia não
Um erro muito freqüente é um currículo muito extenso, com erros de português.
5. Minhas experiências
Um dos principais pontos dentro do currículo é a experiência profissional, tem que descrever de maneira sucinta as empresas que atuou de uma forma organizada e clara. Exemplo: Nome da empresa, números de funcionários, faturamento ano (opcional), funções exercidas, responsabilidades e cases de sucesso. Caso não tenha vá direto para a formação acadêmica.
6. A vingança dos Nerds
A formação faz toda a diferença demonstra sua busca constante no conhecimento e aperfeiçoamento, mostra que não é acomodado e é suscetível a mudança.
Referente aos cursos mencionar os mais importantes e que fizeram a diferença em sua vida.
7. Do you speak English?
Necessário informar quando tiver veracidade na informação, caso contrário não coloque nada.
8. Carta para meu futuro chefe
Uma carta de apresentação serve para dar corpo ao currículo, quando a empresa não tiver oportunidades para o cargo que almeja e você tem interesse em atuar naquela organização.
9. Como devo enviar meu currículo?
Hoje em dia as formas mais atuais de recebimento dos currículos são por e-mail ou preenchimento no próprio site da empresa dos seus dados.
10. É só?
Não!Sempre mantenha o seu currículo atualizado.
Em resumo um currículo caprichado pode fazer muita diferença entre uma leitura por parte do avaliador, ou uma simples análise que classifica você para uma entrevista pessoal, precisa somente de bom senso, utilizar de maneira correta os recursos e o resto é com o profissional na hora da entrevista.