Conheça mais sobre a carta de apresentação
Se você considera não ser preciso muito esforço para redigir uma carta de apresentação, ou se você acha que não vale a pena redigir uma boa carta porque ninguém a lê, está enganado. Muitos recrutadores vêem as cartas de apresentação como reveladoras de traços importantes, tais como:
- A sua forma de escrita;
- O seu nível de profissionalismo;
- Alguns traços indicadores da sua personalidade;
- As suas orientações e objetivos de carreira.
Para que passe a melhor ideia sobre si mesmo, é necessário, antes de mais nada, saber o que são cartas de apresentação, para que servem e como fazê-las.
Cartas de apresentação são cartas personalizadas que acompanham o envio de um currículo e apresentam uma candidatura, com o objetivo de conseguir um emprego na empresa contatada. Funcionam como uma introdução à ação que está para vir e por isso devem evidenciar alguns aspectos mais relevantes da sua experiência e da sua forma de ser. As cartas de apresentação servem também para demonstrar como organiza os seus pensamentos e se o sabe fazer de forma clara e apropriada; noutras palavras, reflete a sua capacidade de comunicação e, por sua vez, alguns traços da sua personalidade.
O importante é distinguir as Cartas de Apresentação simples, das Cartas de Candidatura Espontânea.
As primeiras servem para apresentar candidaturas a anúncios de emprego ou a quaisquer recrutamentos que estejam em aberto. São cartas simples, de cortesia, apenas para enunciar o cargo a que se candidata e os motivos da candidatura. Destinam-se apenas a acompanhar currículos, desempenhando um papel de muito menos importância em relação a este, que é o que realmente vai prender a atenção do selecionador. As cartas de candidatura espontânea são mais elaboradas, pois constituem uma forma de comunicação com potenciais empregadores e como tal devem ser encaradas com a máxima atenção. É através delas que os empregadores tiram as primeiras impressões, as quais são sempre muito importantes, contando que delas depende a passagem à fase seguinte.
Tendo em conta que os objetivos e formas dos dois tipos de cartas são diferentes, embora obedeçam a alguns princípios comuns, deve haver um cuidado especial na sua elaboração.
10 dicas para fazer uma carta de apresentação
Você está à procura de emprego e de repente descobre que, justamente aquele anúncio pelo qual se interessou pede que seja enviada uma carta de apresentação junto com o currículo. E agora, o que fazer?
Redigir uma carta de apresentação é mais fácil do que aparenta. É só seguir algumas regras básicas para não se perder no meio do caminho:
1. A carta de apresentação serve, principalmente, para currículos enviados pelo correio, quando há necessidade de informar a pretensão salarial. Cabe também para apresentar o profissional - no caso de uma indicação, por exemplo.
2. Coloque sempre o nome e o cargo da pessoa - ou o departamento - para quem você vai enviar a carta.
3. Ao contrário do currículo, que não deve ser assinado, na carta deve ter sua assinatura no final.
4. A primeira impressão sempre é a que fica. Portanto, tenha atenção redobrada para o vocabulário e o tom que você vai adotar no texto.
5. Não esqueça de colocar o nome da empresa (tenha certeza de que ele está correto). Isso mostra que você sabe com quem está falando.
6. Redija a carta colocando características profissionais e pessoais que façam com que o leitor o considere para a posição pretendida.
7. Não mencione aspectos negativos ou que não tenham relação com o cargo.
8. Antes de enviar a carta, leia-a diversas vezes para evitar erros gramaticais e certifique-se de que as informações foram colocadas em uma ordem lógica.
9. A carta não pode passar de uma página e deve ser redigida em A4 ou papel-carta de boa qualidade.
10. O papel deve ser branco ou de cor suave. Não use papéis muito chamativos, pois eles destroem a sobriedade da carta.
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