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terça-feira, 26 de outubro de 2010

Qualidade de vida no ambiente de trabalho.


A qualidade de vida no trabalho é um dos desafios do ambiente atual das organizações. As organizações precisam estar atentas à qualidade de vida das pessoas que dela fazem parte, pois isto reflete diretamente nos resultados da empresa. Alguns fatores sofrem influência direta na satisfação e qualidade de vida no trabalho, dentre estes destacam-se:
• Significado da tarefa, dar importância ao trabalho desempenhado pelo individuo na organização e suas conseqüências.
• Feedback, a resposta por parte dos superiores é vital para o aperfeiçoamento constante dos trabalhadores.
• Autonomia, pois a partir do momento que a pessoa tem autonomia para tomada de decisões, ela passa a se sentir peça importante dentro da organização.
• Igualdade de oportunidade, desenvolver políticas claras de crescimento profissional, conforme o cargo desempenhado.
• Compensação justa e adequada, pagar salário compatível com a função.
• Integração social na organização, tratar a pessoa de forma igualitária sem distinção de raça, credo e cor.
• O trabalho e o espaço total de vida.
Diante disto, verifica-se a importância de haver uma mudança na forma de pensamento dos administradores, e o ditado “prevenir é melhor que remediar” também se aplica às organizações na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. Quanto maior o investimento em qualidade de vida maior será o retorno em termos de produtividade, qualidade e financeiramente para a organização.

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